segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CONHECENDO MEU MUNICÍPIO – HISTÓRIA, CULTURA E PONTOS TURÍSTICOS.



 Agnes Regina Krambeck Cabrini
Jacqueline Maria de Oliveira Gomes









  CONHECENDO MEU MUNICÍPIO – HISTÓRIA, CULTURA E PONTOS TURÍSTICOS.

Trabalho como requisito do curso:              Tecnologias na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC- PROINFO
Professora Formadora: Maria de Fátima Mello






PONTA GROSSA
2012

JUSTIFICATIVA

                               Trabalhar com projetos é colocar o aluno como agente de seu processo de aprendizagem, facilitando a ele a construção do seu conhecimento de forma significativa e prazerosa.
                        Para que esta forma de trabalho se concretize, faz-se necessário desenvolver um ambiente de cooperação entre os colegas, estimulando-os ao trabalho em equipe, com situações problematizadas e contextualizadas que despertem seu senso crítico ,levando-os  a analisar e buscar soluções possíveis para as situações apresentadas ou surgidas no decorrer do trabalho.
                        Este projeto de ensino visa ampliar a visão dos alunos sobre o município no qual vivem,enfatizando os Pontos Turísticos



Objetivo  Geral:
            -
Conhecer os fatos históricos do passado para construir e valorizar a história atual e seus patrimônios.

Objetivos Específicos:

            -Conhecer a história -a lenda indígena, de como surgiram os arenitos, Lagoa Dourada e as Furnas.
            -Identificar as formas existentes em Vila Velha (arenitos).
            -Compreender a importância histórica e turística da Vila Velha para Ponta Grossa.
 Referencial teórico
            Conceituar o turismo ainda é uma tarefa complexa, pois é uma atividade abrangente e possui uma gama de ações e complexidades, que não o definem completamente.
            De acordo com Ruschmann (1997 p.162) um plano turístico só terá êxito se a comunidade for consultada sobre os benefícios da atividade turistica. A partir dessa definição pode-se dizer que a comunidade é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade turística, pois ela ajudará na divulgação e melhoria da mesma.
            Murta afirma que:
“Uma comunidade que não conhece a si mesma                                    dificilmente poderá comunicar a importância de seu patrimônio, seja na interação com os visitantes, seja na sensibilização das operadoras. Redescobrindo novas formas de olhar e apreciar seu lugar, de forma a desenvolver entre eles atitudes preservacionistas”. (p.11)  
Metodologia

                        O projeto será desenvolvido em uma semana, pelos alunos do 3º ano do 1º ciclo e sua respectiva professora e pedagoga, onde serão desenvolvidas atividades como: Leitura e interpretação de textos, leitura de imagens, recortes, pesquisa, representação espacial dos arenitos e dramatização.
Avaliação 

                        Foi um projeto que no início parecia difícil a busca das informações, mas no decorrer, aos poucos foram surgindo, tornando o aprendizado atrativo e significativo sobre as riquezas de nossa cidade.
                               Foi de grande importância, pois houve um grande interesse dos alunos em relação ao projeto que uniram a tecnologia com novas descobertas e curiosidades  sobre a natureza.






Referências bibliográficas



Atrativos turísticos/prefeituramunicipaldepontagrossa



Baú-de-madeira.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário