Agnes Regina Krambeck Cabrini
Jacqueline Maria de Oliveira Gomes
CONHECENDO MEU MUNICÍPIO – HISTÓRIA, CULTURA E PONTOS TURÍSTICOS.
Trabalho como requisito do curso: Tecnologias na Educação:Ensinando
e aprendendo com as TIC- PROINFO
Professora Formadora: Maria de Fátima Mello
PONTA GROSSA
2012
JUSTIFICATIVA
Trabalhar com projetos é colocar o aluno como agente de seu processo de aprendizagem, facilitando a ele a construção do seu conhecimento de forma significativa e prazerosa.
Para que esta forma de trabalho se concretize, faz-se necessário desenvolver um ambiente de cooperação entre os colegas, estimulando-os ao trabalho em equipe, com situações problematizadas e contextualizadas que despertem seu senso crítico ,levando-os a analisar e buscar soluções possíveis para as situações apresentadas ou surgidas no decorrer do trabalho.
Este projeto de ensino visa ampliar a visão dos alunos sobre o município no qual vivem,enfatizando os Pontos Turísticos
Objetivo Geral:
-Conhecer os fatos históricos do passado para construir e valorizar a história atual e seus patrimônios.
-Conhecer os fatos históricos do passado para construir e valorizar a história atual e seus patrimônios.
Objetivos Específicos:
-Conhecer a história -a lenda indígena, de como surgiram os arenitos, Lagoa Dourada e as Furnas.
-Identificar as formas existentes em Vila Velha (arenitos).
-Compreender a importância histórica e turística da Vila Velha para Ponta Grossa.
Referencial teórico
Conceituar o turismo ainda é uma
tarefa complexa, pois é uma atividade abrangente e possui uma gama de ações e
complexidades, que não o definem completamente.
De
acordo com Ruschmann (1997 p.162) um plano turístico só terá êxito se a
comunidade for consultada sobre os benefícios da atividade turistica. A partir
dessa definição pode-se dizer que a comunidade é de extrema importância para o
desenvolvimento da atividade turística, pois ela ajudará na divulgação e
melhoria da mesma.
Murta afirma que:
“Uma comunidade que não conhece a si
mesma
dificilmente poderá comunicar a importância de seu patrimônio, seja na
interação com os visitantes, seja na sensibilização das operadoras.
Redescobrindo novas formas de olhar e apreciar seu lugar, de forma a
desenvolver entre eles atitudes preservacionistas”. (p.11)
Metodologia
O projeto será desenvolvido em uma semana, pelos alunos do 3º ano do 1º ciclo e sua respectiva professora e pedagoga, onde serão desenvolvidas atividades como: Leitura e interpretação de textos, leitura de imagens, recortes, pesquisa, representação espacial dos arenitos e dramatização.
O projeto será desenvolvido em uma semana, pelos alunos do 3º ano do 1º ciclo e sua respectiva professora e pedagoga, onde serão desenvolvidas atividades como: Leitura e interpretação de textos, leitura de imagens, recortes, pesquisa, representação espacial dos arenitos e dramatização.
Avaliação
Foi um projeto que no início parecia difícil a busca das informações, mas no decorrer, aos poucos foram surgindo, tornando o aprendizado atrativo e significativo sobre as riquezas de nossa cidade.
Foi de grande importância, pois houve
um grande interesse dos alunos em relação ao projeto que uniram a tecnologia
com novas descobertas e curiosidades
sobre a natureza.
Referências
bibliográficas
Atrativos
turísticos/prefeituramunicipaldepontagrossa
Baú-de-madeira.blogspot.com.br
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